A Vitamina C e a sua pele

por Cristiana Silva on Junho 06, 2020
A Vitamina C e a sua pele

A principal função da pele é de barreira contra agressões ambientais e é onde os primeiros sinais visíveis do envelhecimento ocorrem.

A pele apresenta uma estrutura única, composta por duas camadas: a camada externa, a epiderme, altamente celular, atuando como uma barreira, e a camada de interna, a derme, que garante resistência e elasticidade, sendo ainda responsável por fornecer suporte nutricional à epiderme. 

Uma pele normal contém altas concentrações de vitamina C, responsável por funções importantes como, estimulação da síntese de colagénio e contribui para a fotoproteção contra a radiação UV, devido à sua ação antioxidante.

Numa pele envelhecida ou que tenha sido sujeita a um aumento do stress oxidativo, provocado pela exposição excessiva a poluentes ou radiação UV, apresenta níveis baixos de vitamina C.

A vitamina C tem um papel fundamental na saúde da pele,  nomeadamente na cicatrização de feridas (associada à formação de colagénio).

Devido a estes factos, a vitamina C é muitas vezes usada em formulações de cremes e serúns de aplicação tópica, aproveitando algumas ações da vitamina C:

  • Ação antioxidante, que tornou num factor de proteção contra a radiação UV;
  • Para o tratamento e prevenção dos sinais de envelhecimento na pele;
  • Ajuda muito na cicatrização de feridas e minimizando a formação de coloídes.

by Cristiana Silva

Anterior Seguinte