Suplementos vitamínicos: o que saber?

por Cristiana Silva on Junho 06, 2020
Suplementos vitamínicos: o que saber?

Os suplementos vitamínicos são formulações compostas por micronutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais.

Os micronutrientes são essenciais para o funcionamento do nosso organismo, aquando a sua carência podemos ver o surgimento de muitas alterações metabólicas.

As vitaminas não são produzidas pelo nosso organismos, daí a importância de garantirmos a sua ingestão, no entanto apenas são necessárias em pequenas quantidades.

As vitaminas estão envolvidas em muitos processos, nomeadamente na formação de ossos e tecido e reforço do sistema imune.

Os sais minerais, juntamente com as enzimas, segundo a American College of Sports Medicine, são imprescindíveis para o metabolismo energético. Existem sais minerais que ainda têm uma ação antioxidante, podendo ser usados como proteção contra o envelhecimento celular.

 Os suplementos vitamínicos nunca devem ser usados como substituição da alimentação, mais sim como um complemento. É também muito importante termos presente a ideia de que a sua toma excessiva também representa diversos risco. O ideal e pedir sempre um aconselhamento do seu médico ou farmacêutico.

Existem alguns grupos de risco nos quais se recomenda o uso de suplementos:

  • Durante a gravidez o suplemento de ácido fólico;
  • Pessoas com pouca exposição solar, recomenda-se suplemento de vitamina D;
  • Pessoas com fadiga muscular devem fazer suplementação de magnésio.

by Cristiana Silva

Anterior Seguinte